Benefícios

Qualidade de vida

Tomar café é um hábito prazeroso, social, que agrega as pessoas, aquece e dá energia. O olfato ou cheiro é algo fundamental na vida humana e o café possui mais substâncias voláteis que o vinho, perfume ou flores, o que explica o prazer de seu aroma e sabor. Mas o segredo para aproveitar tudo de bom do café é não exagerar. Tudo em excesso faz mal. Além disso, café é uma bebida diurna, que ajuda nas atividades do dia de trabalho, mas seu consumo deve ser reduzido no período da noite, para não afastar o sono - outra importante fonte de saúde e qualidade de vida.

Abaixo, selecionamos os principais benefícios do café a nossa saúde:

  • 1 Café possui ácidos clorogênicos que, após a torra dos grãos, formam substâncias que atuam diretamente no humor das pessoas, alterando o nível de endorfina no cérebro. Pesquisas mostram que o consumo diário e moderado de café previne a depressão. Crianças que tomam café com leite uma vez ao dia têm menos chance de desenvolver depressão do que aquelas que não tomam a bebida. A depressão é a quarta principal causa de morte no mundo atualmente.  
  • 2 Estudos mostram que o risco cardiovascular pode diminuir com o consumo de café. A bebida reduz o colesterol e auxilia no combate de doenças coronarianas.  
  • 3 O café pela manhã e o lanche da escola é a bebida mais indicada para estudantes de todos os níveis. O café ajuda a manter a concentração, estimula a atenção, memória e o aprendizado escolar. O consumo diário e moderado de café, portanto, melhora a atividade intelectual.